Pontalina

A cidade de Pontalina, a 114 quilômetros de Goiânia, desponta como um dos maiores polos de produção de moda íntima do estado. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), atualmente, cerca de 100 confecções sediadas na cidade produzem, juntas, uma média 1 milhão de peças por mês.

Além do próprio estado, as lingeries pontalinenses são comercializados em todo território nacional e alguns países. Essa atividade de micro e pequenas empresas no ramo da confecção tem levado riquezas para o município. Prova disso é que, de 2000 a 2010, a cidade triplicou o seu Produto Interno Bruto (PIB), passando de R$ 65 milhões para R$ 184 milhões, impactando até mesmo em um aumento da população municipal.

Segundo o Sebrae, parte da expansão se deve à atuação dos empresários pontalinenses em um Arranjo Produtivo Local (APL), caracterizado por uma aglomeração de indústrias localizadas em uma mesma área, nas quais os integrantes trocam experiências, vínculos de interação e cooperação.

Pensando em trazer maior visibilidade para o município, a Prefeitura Municipal de Pontalina através da Secretaria da Industria, Comércio e Turismo do município com apoio da ACIAP (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Pontalina), Câmara Municipal de Pontalina e Sebrae Goiás, fundou o Portal da Moda, um site onde os consumidores podem encontrar todas informações a respeito das confecções da cidade. Todas empresas do município podem expor no site o seu portfólio gratuitamente. O lançamento do Portal da Moda acontecerá no evento Salão Moda Brasil 2017, na cidade de São Paulo.